sexta-feira, 8 de julho de 2011




Feira De Experimentos

Trabalho realizado pela turma 12 e 13 do curso de Pedagogia
Disciplina Teoria Metodológicas das Ciências Naturais
Orientadora: Marilene Ferreira

Experimento do meu grupo:

Acender Lâmpada usando limão


Materiais:
Eléctrodos de cobre e zinco;

Fios condutores de cobre;

Um galvanómetro ou uma lâmpada de 2 V.


Procedimento experimental:
1. Inserir os eléctrodos de cobre e zinco verticalmente no limão à distância de 2 cm um do outro.

2. Ligar o fio a cada um dos eléctrodos e ligar a um terminal do suporte da lâmpada.

3. Ligar a ponta solta do fio ao terminal aberto do suporte da lâmpada.


Explicação:

A corrente eléctrica é um fluxo de electrões através dum circuito condutor. O zinco tem mais tendência que o cobre para perder electrões. O cobre, por sua vez, tem mais tendência que o zinco para os ganhar.

Os electrões circulam pois no fio condutor, do zinco para o cobre, acendendo a lâmpada. O sumo do limão funciona como meio condutor (electrólito), fechando o circuito.

Motor Elétrico
Objetivos
Produzir um motor elétrico em sala de aula para dispertar interesse dos alunos na compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no experimento.


O motor elétrico tem por finalidade, ou melhor, como função a transformação da energia elétrica em energia mecânica. A construção dos motores elétricos foi iniciada em 1813 por Michael Faraday que, introduzindo um magneto em uma bobina de fio de cobre, fez com que o mesmo girasse ao passar por uma corrente elétrica.

Os motores elétricos podem ser monofásicos, quando possuem no estator(placas fixas de um condensar)um jogo simples de bobinas, ou polifásicos, quando dispõem de dois ou três jogos de bobinas. Existem três modelos básicos de motores elétricos:
Motores de Comutador, que possuem um núcleo de ferro laminado formando um campo eletromagnético, geralmente usados nos aparelhos eletrodomésticos.
Motores de indução de construção mais simples, possuem potência fracionária.
Motores síncronos, que possuem bobinas fixas e campo magnético rotativo, precisando ser dotados de um mecanismo externo de partida.
A atividade proposta visa um motor elétrico simples de corrente contínua que utiliza o mesmo principio de diversos aparelhos eletrodomésticos em que todos utilizam motor em seu funcionamento, isto é, corrente elétrica aplicada provoca o giro da bobina.

Material
Os materiais são :
90cm de fio de cobre esmaltado (fio 24)
2 pedaços de arame com comprimento de 20cm cada um
1 pilha tamanho grande de 1,5V
ímã de aproximadamente 2,5cm x 2,5cm
lixa ou palha de aço
fita adesiva
tabua retangular como suporte15cmx10cm

Montagem
passo-Fazer uma bobina com o fio de cobre esmaltado efetuando 20 voltas (diâmetro de 4cm)deixando 3cm em cada extremidade do fio.
passo-Montar as hastes de arame.
passo-Anexar as hastes à pilha.
passo-Lixar as pontas da bobina,sendo que uma ponta é lixada apenas um lado, enquanto o outro, dois lados.
passo-Apoiar a bobina nas hastes
passo-Deixar o ímã proximo da bobina


Procedimento
Após a montagem do motor, dar impulso inicial na bobina para dar a partida.


O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Saber como funcionam os motores elétricos.
■Entender o funcionamento de um motor de um carrinho de brinquedo.
■Construir um motor elétrico caseiro e didático usando material simples

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